Conjuntivite

instituto de saúde ocular Rio de Janeiro Realengo

Conjuntivite é o nome dado à inflamação da conjuntiva – membrana que reveste a parte externa do globo ocular. Entre os tipos mais frequentes da doença, estão a alérgica e a viral.

A conjuntivite alérgica não é transmissível, e acomete pessoas propensas a alergias, como rinite e bronquite. Além disso, o problema pode estar relacionado à baixa umidade do ar, e pode ser causado por excesso de poeira, poluição, pelos de animais e outras partículas que possam entrar nos olhos.

A conjuntivite viral é facilmente transmissível pelo contato com objetos pessoais contaminados, como maquiagens, toalhas, fronhas e lenços. Além disso, superfícies infectadas de uso comum, como maçanetas, corrimãos, mesas, etc.

Ambientes com grande concentração de pessoas, como, por exemplo, escolas, meios de transporte, empresas e shoppings são os mais propícios para espalharem o vírus.

Sintomas:

Os sintomas mais comuns são: ardência, coceira, embaçamento da visão, inchaço das pálpebras, lacrimejamento, olho vermelho, secreções, sensação de areia nos olhos e sensibilidade à luz.

Obs.: pacientes com conjuntivite que também apresentarem sintomas como tosse, febre, cansaço ou dificuldade para respirar, poderão representar casos de Covid-19.

Tratamento:

Em caso de suspeita de conjuntivite, é fundamental consultar-se com um oftalmologista. Além disso, não utilize colírios indiscriminadamente medicamentos inadequados podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.

Para os casos alérgicos, é necessário evitar contato com o alérgeno (poeira, pólen, pelos de animais, fumaça, poluição etc.). Também usar medicamento específico, prescrito pelo oftalmologista.

Para os virais, assim como ocorrem com resfriados, espera-se que a melhora aconteça entre 7 e 10 dias após seu início. Medidas para o alívio dos sintomas, como compressas frias, colírios lubrificantes e analgésicos, são recomendadas.

Além disso, cuidados especiais com a higiene também ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença.

Em qualquer tipo de conjuntivite a utilização de lentes de contato deve ser suspensa.

Cuidados importantes:

  • Lave as mãos frequentemente, com água e sabão;
  • Evite tocar os olhos sem higienizar as mãos;
  • Evite usar maquiagem de outras pessoas nos olhos;
  • Nunca use lentes de contato de outras pessoas;
  • Nunca use colírios utilizados anteriormente por pessoa com conjuntivite;
  • Não leve crianças com conjuntivite para o berçário ou à escola, até que o quadro tenha se resolvido;
  • Lave regularmente roupas de cama, lençóis, fronhas e toalhas.